O município de Niterói sediará o segundo Seminário das Pessoas Trancistas do Rio de Janeiro no próximo dia 22 de junho. O encontro acontecerá das 9h às 16h no Complexo Caminho Niemeyer e reunirá profissionais e empreendedoras. A realização é do Coletivo Namíbia Nagô Nacional de Trancistas com o objetivo de fortalecer a organização da categoria e construir propostas voltadas ao reconhecimento profissional.
A programação foi elaborada com mesas de diálogo e encontros com representantes do poder público. Os participantes abordarão temas fundamentais como empreendedorismo e identidade cultural. O seminário dá continuidade às discussões iniciadas na primeira edição em São Gonçalo. O evento reforça a importância das trancistas na preservação de saberes ancestrais e na autonomia financeira de milhares de famílias.
O público visitante também poderá conhecer a Feira Inraizando durante o evento. Esse espaço é dedicado à valorização da economia criativa e do empreendedorismo local. A feira reunirá artesãs com exposição de produtos autorais e comidas afetivas para promover a geração de renda e o fortalecimento da cultura de matriz africana.
A iniciativa conta com o apoio de diversas instituições comprometidas com a promoção da igualdade racial. Estão entre os apoiadores a Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Niterói e a Secretaria Municipal da Mulher. O encontro no Caminho Niemeyer contará com total acessibilidade para os participantes.
O LF NEWS acompanha o dia a dia e os principais eventos que movimentam o Leste Fluminense. Siga o nosso perfil no Instagram e ative as notificações para receber conteúdos atualizados e as nossas próximas pautas.
