Alunos do Colégio Odete São Paio garantiram o topo do pódio na categoria Design de Engenharia da FIRST LEGO League após desenvolverem projeto de inovação e de programação.
Alunos do Colégio Odete São Paio em São Gonçalo se destacaram na final internacional da FIRST LEGO League (FLL) no último final de semana no Reino Unido. A equipe fluminense conquistou o primeiro lugar na categoria Design de Engenharia e levou o nome do Brasil ao topo da competição de robótica após meses de preparação, testes e evolução contínua do trabalho em equipe.
O grupo formado por estudantes do ensino fundamental e médio contou com a coordenação do professor Eduardo para desenvolver um projeto completo de inovação ao longo da temporada. A dinâmica do torneio desafia os alunos a construir e a programar um robô capaz de cumprir diversas missões em uma arena de desafios, exigindo ainda a criação de uma espécie de iniciação científica para apresentar todo o processo de desenvolvimento com base em conceitos práticos de engenharia.
A equipe garantiu a vaga na etapa internacional após obter grande destaque nas fases nacionais e chamou a atenção dos jurados no Reino Unido pela consistência técnica, pela estratégia adotada e pela clareza na apresentação do trabalho. Com essa conquista expressiva, o grupo coloca a cidade de São Gonçalo em evidência no cenário internacional da robótica educacional e já planeja os próximos passos com o objetivo de continuar a representar o país em novas competições ao redor do mundo.
